Sexta-Feira, 01 de Maio de 2026

Leitão preside primeira sessão da Subcomissão que debate veto a plantio da cana-de-açucar




COMPARTILHE

Aconteceu na tarde desta terça-feira (27), as 14h, no plenário 6 da Câmara, a primeira reunião deliberativa da Subcomissão destinada a acompanhar os problemas ligados à cana-de-açúcar, desde o plantio até a sua industrialização, onde o deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) foi eleito presidente.

Nesta primeira reunião da Subcomissão foram votados requerimentos para a realização de audiências públicas que irão debater, com representantes do governo e dos setores envolvidos, o veto imposto para o plantio da cana no Mato Grosso e nos estados do Norte.

Como presidente, Nilson Leitão propôs a elaboração de um dossiê com as conclusões obtidas no debate para apresentar ao governo as possíveis soluções para elucidar os problemas. “Não existe nenhum estudo técnico que justifique o veto à plantação da cana, o impedimento é meramente político. O produtor pode plantar soja, algodão, milho, mas não pode plantar cana. Qual que é o critério técnico disso?”, questiona.

Além da proibição, serão realizadas outras audiências para debater demais pontos polêmicos diretamente ligados aos produtores das regiões, como por exemplo, a vedação à concessão de crédito rural.

“Devido ao veto os produtores locais sofrem com a dificuldade em conseguir investimentos. Os bancos dificultam os financiamentos e acabam atrapalhando o desenvolvimento da região. É preciso que esses produtores tenham o livre arbítrio de escolher o que querem cultivar em suas terras!”, diz Leitão.

Compõem a comissão um presidente, um relator (Giovanni Queiroz/PDT-PA), um deputado representando cada estado envolvido - Mato Grosso, Acre, Amazônia, Rondônia, Roraima, Pará e Amapá - e demais parlamentares que tenham interesse, como o ex-ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, e o deputado Abelardo Lupion, que já declaram sua participação.


Autor: Carolina Alves


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias