Com o plenarinho lotado, servidores e dirigentes da Empaer, dirigentes do Sinterp, o atual secretário de Agricultura Carlos Milhomem e o deputado Ademir Brunetto (PT) participaram das comemorações pelo Dia do Extensionista Rural na manhã deste 6 de dezembro, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Os participantes, antes do ato solene, se confraternizaram durante um bem sortido café da manhã.
Marcado por discursos emocionados sobre a importância do trabalho do extensionista rural para o desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso, o evento acabou se transformando em um ato contra a redução do orçamento que o Governo do Estado destina à Empaer. De acordo com a proposta de LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2013, que está atualmente sob o exame dos deputados estaduais, este orçamento está sendo reduzido dos R$ 62 milhões, disponibilizados em 2012, para um pouco mais de R$ 44 milhões, em 2013.
Ao final da reunião, servidores da Empaer, conduzidos pelo presidente do seu Sindicato, sindicalista Gilmar Brunetto, participaram de reunião com o presidente da Assembléia, deputado Geraldo Riva (PSD), com objetivo de conseguirem apoio para uma emenda que amplie os recursos destinados à empresa de assistencia técnica e extensão rural. Ao lados dos deputados Ademir Brunetto, Ezequiel Fonseca (PP), Sebastião Rezende(PR), Airton Portugues(PSD) e Hermínio Barreto(PR), Riva garantiu que, confirmando-se nos próximos dias, o acordo político pelo qual o governador Silval Barbosa entregará o comando da Secretaria de Agricultura à PSD, o partido vai se empenhar para que não só o orçamento para a Empaer seja revisto como também que se efetive a completa reestruturação da empresa e também do Indea, que vem sendo vítimas de sucateamento evidente, de acordo com o presidente da Assembléia.
Ficou acertada uma participação de representantes das empresas e sindicatos ligados à àrea agrícola na próxima terça-feira, na reunião do Colégio de Líderes, na Assembléia, para se encaminhar uma reformulação orçamentária que beneficie a Empaer e todo o setor.
Autor: Gilmar Brunetto