Jornal da Notícia
  Quarta-Feira, 14 de Janeiro de 2026

ARTIGOS – Riva x Taques, a sorte está lançada - por Evandro Carlos




COMPARTILHE

Ao chegar às margens do Rio Rubicão, Júlio César, o mais notável político da Roma Antiga foi até as margens do rio e disse: Alea jacta est, que significa “A sorte está lançada”. Era a senha para uma declaração de guerra contra Pompeu.

Nos tempos modernos da política em que vivemos não existem mais guerras com cavalarias, falanges, milhares de mortos e feridos, mas as traições e negociações jamais deixarão de existir.

Portanto, quando pronunciamos "A sorte está lançada" resumimos os fatores determinantes de um resultado que já foi ou está sendo realizado, basta apenas revelá-lo ou descobri-lo.

Em Cuiabá, no dia 01 de janeiro de 2013, às 15 horas, começou o jogo das eleições de 2014... E neste momento entraram na Arena de Mato Grosso o deputado José Riva versus o senador Pedro Taques.

A vitória do vereador João Emanuel, genro do deputado José Riva, sobre o grupo ligado a Pedro Taques, padrinho político do prefeito Mauro Mendes, foi o pontapé inicial do jogo; Riva entrou firme nas negociações em Cuiabá e venceu.

Se João Emanuel for habilidoso à frente da Câmara, deverá se reeleger em 2016 e brigará pelo palácio Alencastro em 2020 com grandes chances de ser prefeito de Cuiabá, aos 39 anos de idade.

Pouca gente sabe, e sequer entendeu, mas o apoio dos vereadores do PSB a João Emanuel tem muito mais a ver com a disputa em Brasília em 2014, onde a dupla Eduardo Campos-PSB e Gilberto Kassab-PSD vai fazer muito barulho e arrebentar no meio a oposição de Dilma Rouseff.

Então José Riva sendo o candidato a governador, Valtenir Pereira considerado por alguns correligionários de Mauro Mendes “traidor”, será o candidato a senador.

Estas articulações e amarras aconteceram em todas as capitais do país, foram fechadas com o objetivo maior, neste caso Brasília 2014.

Pedro Taques diz ser o novo, afinal, foi eleito com mais de setecentos mil votos, e desbancou o queridinho do PT em MT, o ex-deputado Carlos Abicalil.

 

Taques prega a renovação, porém tem a seu lado, dois dos três mosqueteiros, que deram início a guinada, que levou a vitória de Blairo Maggi ao Paiaguás em 2002, hoje Maggi é a maior referencia nacional da atual política mato-grossense.

Não podemos negar a força e esperteza do atual presidente da república do Rio Vermelho, o mosqueteiro Percival Muniz, muito menos o mega-empresário rural e prefeito da elegante Lucas do Rio Verde, o também mosqueteiro Otaviano Pivetta.

O único dos mosqueteiros de Maggi que ainda não vi atuar por Taques é o ex-prefeito de Água Boa, Mauricio Tonhá, o Maurição da Estância Bahia, porém, Taques tem a seu favor Mauro Mendes, atual prefeito de Cuiabá.

O jogo é bem intrincado. Embora negue, o vice–governador Chico Daltro, atual pré-candidato ao governo, se dará por satisfeito se assumir uma vaga no TCE.

Taques poderá ser candidato a governador tendo o deputado Wellington Fagundes como candidato para ocupar a vaga do senado, e dependendo de Brasília, o candidato a senador poderá ser Silval Barbosa.

Silval Barbosa deve renunciar e não causará espanto se for candidato a deputado federal; o PMDB, na hora final, poderá ficar com o PDT de Taques, caso Brizola Neto assuma os rumos pedetistas.

Quanto aos vices, com a derrocada do DEM em Várzea Grande e a saída de circulação de Pedro Henry, o PT deverá estar de um lado e Chico Galindo do outro.

José Geraldo Riva é extremamente articulado, foi o prefeito mais jovem do Brasil na cidade de Juara, de 1983 até 1988, em 1990 ficou como suplente na disputa para eleição de deputado estadual, em 1994 foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 8.090 votos.

 

Em 1998, obteve 29.777 mil votos e em 2002, 65.389 - sendo o deputado estadual mais votado do Brasil, proporcionalmente. Em 2006, foi reeleito com 82.799, representando 5,72% dos votos. Em 2010 atingiu a marca de 93.594 votos.

 

Pedro Taques é professor de Direito Constitucional, ex-procurador da República, ficou conhecido no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

 

Riva foi presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso nos biênios (1997-1998/1999-2000/2003-2004/2009-2010,2011 - 2012 e agora 2013/2014).

Taques no Senado propaga a defesa do cumprimento da Constituição Federal, e a independência do Legislativo, está viajando Mato Grosso afora cidade por cidade.

José Riva tem como bandeira a política municipalista que luta pelo fim das desigualdades regionais, atende pessoalmente todos os dias líderes dos 141 municípios de MT, nem que sejam às 06 horas da manhã ou às 11 horas da noite.

No Ministério Público, Taques teve como ações marcantes a desarticulação da quadrilha que agia em toda a Amazônia Legal, e também quando chefiou as investigações sobre João Arcanjo Ribeiro.

 “A sorte esta lançada”, este é o jogo de 2014, José Riva contra Pedro Taques, apenas um fator poderá mudar este embate, caso outra peça conhecidíssima decida entrar no jogo, então tudo irá começar do zero... Esta peça se chama Blairo Maggi. (Continua)

 

(*) EVANDRO CARLOS é jornalista e mora em Mato Grosso desde 1986


Autor: EVANDRO CARLOS


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias