O Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou as portarias MDA nº 10 e 11 no Diário Oficial da União de 05/02/2013 com a lista de municípios que receberão retroescavadeiras e motoniveladoras conquistadas por meio da Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos de Recuperação de Estradas Vicinais/MDA/PAC2. Em Mato Grosso, 29 dos municípios contemplados receberam apoio da equipe técnica que compõe o gabinete do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) para o cadastramento das propostas.
O deputado Valtenir possui uma equipe técnica altamente qualificada para auxiliar os 141 municípios de Mato Grosso a ingressar nos diversos programas que o Governo Federal disponibiliza para os municípios. A equipe formada pelas assessoras Rúbia Moraes, Meire Ramalho, Marlla Tshoppe e Jocenei Pereira, tem o papel de acompanhar a abertura de programas, comunicar os gestores municipais para que se inscrevam nos programas, contribuir com a elaboração de bons projetos, auxiliar no cadastramento das propostas e acompanhar os resultados. O parlamentar fica com a árdua função de fazer a gestão política juntos aos Ministérios.
Segundo o deputado Valtenir, esse trabalho tem rendido ótimos frutos. "Cada vez mais os municípios tem se inscrito nos programas do Governo Federal. Dinheiro tem, mas é preciso ficar atento às oportunidades e o mais importante, apresentar bons projetos", destacou Valtenir.
Ao todo, 69 municípios de Mato Grosso receberão uma retroescavadeira e 76 receberão uma motoniveladora. Os municípios contemplados receberão os equipamentos até outubro desde ano.
Na região Araguaia, alem de Confresa e Vila Rica, também vão receber uma motoniveladora os municípios de Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Bom Jesus do Araguaia, São Félix do Araguaia, Santa Terezinha, São José do Xingu, Canarana e Nova Xavantina, já os municípios Cocalinho, Canarana e Nova Xavantina foram contemplados com uma retroescavadeira.
Autor: Helen Vilela -Jornal da Noticia