A verdadeira agricultura de precisão começa com a geração de informações, através de imagem de satélite consegue localizar as diferentes produções existentes dentro do talhão, assim será possível gerar os mapas de produção. Aliada a essa ideia a APMax Tecnologia, hoje a única empresa do ramo de agricultura de precisão, que tem como ponto de partida geração dos mapas de produção (utilizando a cultura existente). O uso desta tecnologia faz da APMax a maior empresa de Agricultura de Precisão da América Latina, onde mais de 3 milhões de hectares já desfrutam desta tecnologia.
A Vale Engenharia em parceria com a APMax Tecnologia, da inicio ao trabalho de levar o máximo em agricultura de precisão aos produtores e empresários da região norte Araguaia do estado de Mato Grosso. Tecnologia essa que está no mercado a 13 anos, trabalhando e fazendo agricultura de precisão, ouvindo as necessidades, as dificuldades e transformando em soluções simples, práticas, baratas e eficazes.
Em visita a algumas agricultores da região é possível observar a necessidade que se tem pela tecnologia. Durante essa semana esteve na região o criador desta ideia, José Roberto Zanquetha que é especialista em fertilidade de solo e nutrição de plantas por mais de 28 anos (13 destes com agricultura de precisão).
Segundo Zanquetha, a região tem um potencial bastante elevado quando se trata de fertilidade de solo, porém precisa ser feito um trabalho para aumentar o potencial produtivo das lavouras, e que essa possibilidade é real, basta aplicar o que é preciso, onde é preciso. Com informações vindas das próprias áreas através da APMax.
Em visita a Agropecuária Nossa Senhora Aparecida referência quando se trata de produção de grãos na região, principalmente soja e milho. Em conversa com Sr. Antônio gerente da fazenda, propriedade do Maikel Zanini em Vila Rica-MT, a ideia da agricultura de precisão APMax se enquadrará com a necessidade de buscar uma produção ainda maior. No entanto, a fazenda é referência quando se trata de produção de grãos na região, homogenizando as áreas e com certeza com APMax o resultado será alcançado.
Cleiton Lima, é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista – SP, Sócio-Proprietário da Vale Engenharia e Assessoria Agronômica e colaborador do Jornal da Notícia
Autor: Cleiton Lima