Segunda-Feira, 08 de Junho de 2026

Médicos cubanos - Dilma quer trazer comunistas para cá, diz Júlio Campos




COMPARTILHE

Eleito para integrar o grupo do Parlasul até o final de 2014, o deputado federal Júlio Campos (DEM), em entrevista ao RDNews, se manifestou contrário à medida que prevê a importação pelo Brasil de pelo menos 6 mil médicos oriundos de Cuba, sem revalidação do diploma, para trabalhar em áreas carentes do país.

Ele defende o mesmo item proposto pelo Conselho Federal de Medicina, que profissionais que cursaram a faculdade em diversos países que compõem o Mercosul - Argentina, Paraguai e Uruguai - tenham a oportunidade de vir para o Brasil para acabar com o déficit e façam, ao menos, uma prova para teste de conhecimento.

De acordo com Júlio, a prioridade da presidente Dilma Rousseff (PT) deveria ser dada aos brasileiros que estão fora do país. “Essa medida não é nenhum pouco justa com os profissionais. Saem por ano do país mais de 10 mil jovens para estudar, seja na Bolívia, Paraguai, Argentina ou Uruguai. Outra alternativa seria trazer os ótimos profissionais que também existem na Espanha, já que o país enfrenta crise financeira neste momento, mas possui universidades superiores até muitas daqui”, dispara.

Ao dizer que seria favorável ao projeto, caso beneficiasse brasileiros que vivem no exterior para cursar medicina, o democrata ressalta que é a favor de importar médicos sim, desde que não sejam Cubanos. “Porque tem que ser só cubano? Acho que aí já é um problema da Dilma em querer gente comunista por aqui”, reclama.

O governo justifica que pretende tomar a medida diante do déficit de 168.424 médicos. O objetivo do ministério da Saúde é alcançar a meta de 2,7 médicos por mil habitantes, a mesma proporção do Reino Unido que, depois do Brasil, tem o maior sistema público de saúde orientado pela atenção básica do mundo.

Mercosul

Os representantes têm como atribuição acompanhar e emitir pareceres sobre todas as propostas referentes ao Mercosul, além de promover audiências e solicitar esclarecimentos ou depoimentos de qualquer autoridade ou cidadão. Todas as reuniões são públicas e as discussões e votações são abertas, exceto quando aprovado requerimento pela maioria dos presentes modificando o tipo de votação. A sede do Parlasul fica em Montevidéu, Uruguai, e cada representação mantém uma secretaria nos respectivos Congressos Nacionais.


Autor: Jornal da Noticia com RDNEWS


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias