Quinta-Feira, 23 de Julho de 2026

Deputado vai cobrar da UNEMAT para o Araguaia curso de engenharia civil




COMPARTILHE

Nova Xavantina/MT - O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) participou na noite da segunda-feira, 10.06, em Nova Xavantina, da audiência publica proposta pela Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal para cobrar do reitor da UNEMAT Adriano Silva a implantação do curso de Engenharia Civil no município.

Entre os primeiros a defender a instalação do curso, o professor e vereador José Gilberto Rota, o “Jabá” relembrou sua participação na implantação do Campus da UNEMAT em Nova Xavantina. “Hoje é um dia duplamente feliz, participei da criação da universidade e hoje, 22 anos depois fui o responsável pela indicação do curso de engenharia, indiação essa que assinei na segunda semana do mandato de vereador, como meu grande amigo prefeito Maurão me alertou, não devemos trabalhar para a estruturação apena dos municípios, devemos pensar macro, devemos trabalhar para a estruturação de todo o Vale do Araguaia”, defendeu Jabá.

Já o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, o “Maurão”, enalteceu a importância do curso principalmente pela região que está em franco crescimento e defendeu que o município já comece a almejar a instalação do próximo curso superior. “Você Gercino é um homem inteligente, você pensa longe, já entendeu que hoje o engenheiro é mais procurado do que o próprio médico no Brasil, Xavantina vai ser anfitriã do curso mais quem vai ganhar é o Brasil, e vocês já podem começar a trabalhar para trazer o curso de arquitetura, e nós de Água Boa estamos de peito aberto para brigar ao seu lado”, frisou Maurão de Água Boa.     

O reitor da UNEMAT Adriano Silva frisou que o foco de sua gestão é pela ampliação da oferta de cursos, mas com o diferencial de primar pelo fortalecimento das estruturas já existentes. Adriano explicou que a proposta de criação será submetida à aprovação do Conselho Universitário (CONSUNI) no próximo dia 19 de junho, sendo necessários 2/3 dos votos, ou seja, a aprovação de 30 dos 44 membros.

Finalizando, o deputado Baiano Filho ressaltou a atitude do governador que mesmo diante de um cenário de dificuldades financeiras sempre acenou de forma justa e pró-ativa quanto às demandas da UNEMAT.

“O governador Silval Barbosa foi de uma atitude extraordinária, mas tenho que destacar que o presidente José Riva foi o grande maestro para a aprovação dos investimentos, e essa junção com o governador que garantiu os recursos, e em breve, diante de um novo panorama econômico retomaremos as discussões para garantir melhores condições ao campus de Xavantina, que é a menina dos olhos do mundo e que tem o que falta no resto do mundo, terras férteis, e que quando concluirmos nossas estradas e ferrovias, estaremos morando no melhor lugar do mundo”, encerrou Baiano Filho.   

Criado em 1991, o campus UNEMAT de Nova Xavantina funciona nas instalações de uma antiga Base da Força Aérea Brasileira, dentro de uma unidade de conservação denominada Parque Mário Viana. Hoje, o campus oferece os cursos de Biologia, Turismo e Agronomia.

Além da presença do prefeito de Nova Xavantina Gercino Caetano Rosa e vereadores, também estiveram presentes a deputada estadual Teté Bezerra (PMDB), o deputado Federal Eliene Lima (PSD), o prefeito de Araguaiana José Marra, o prefeito de Água Boa Mauro Rosa da Silva, corpo docente da UNEMAT, alunos, lideres e sociedade organizada.  


Autor: Naiara Martins - Jornal da Noticia


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias