Terminou na sexta-feira (14/06) o cadastramento biométrico dos eleitores de Serra Nova Dourada em Mato Grosso.. Quem não compareceu terá o título cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral.
Sem a certidão de quitação eleitoral o eleitor fica impossibilitado de obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer inscrição em instituição de ensino, receber bolsas sociais do Governo Federal, dentre outros.
Até a quarta-feira (12/06), dos 1.467 eleitores de Serra Nova Dourada, 916 haviam participado da revisão biométrica, totalizando 63%.
Em Serra Nova Dourada o cadastramento biométrico dos eleitores foi intensamente divulgada junto à população local, com a distribuição de panfletos em escolas e estabelecimentos públicos e privados, fixação de cartazes e faixas nos principais pontos das cidades, carro de som diariamente e rádio de alcance local.
O município tem muitos eleitores residem em zonas rurais, cuja distância até o posto eleitoral pode chegar a 150 quilômetros. Para esses eleitores, a prefeitura disponibilizou transporte gratuito.
Segundo a Chefe de Cartório da 53ª Zona Eleitoral, Rita de Cássia Martins, o número de atendimentos em Serra Nova Dourada esteve dentro do previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral.
“Trata-se de um município pequeno, onde toda a população tomou conhecimento da revisão. A procura pelo atendimento foi aquém das expectativas e aumentou muito nos dois últimos dias da revisão. Segundo ela a ação deve atingir 70% do eleitorado”.
A sede da 53ª Zona Eleitoral situa-se em Ribeirão Cascalheira, sendo também responsável pelos municípios de Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada.
Autor: Jornal da Noticia com Assessoria