Dez adolescentes internos (jovens infratores) no Centro Socioeducativo de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá) com bom comportamento foram contemplados com Curso de Auxiliar Administrativo - Pronatec. A capacitação que é fruto de tratativas entre o Poder Judiciário, diretor da unidade e SENAC.
O estudo vai proporcioná-los à reinserção na sociedade e à abertura de portas no mercado de trabalho. Com o diploma eles estarão habilitados para atuar no setor público, privado ou terceiro setor e exercer atividades de apoio nas áreas de Recursos Humanos, finanças, produção, material e comercial.
Eles começaram as aulas no dia 10 de junho e seguem por cerca de um mês até cumprir a carga horária de 160 horas/aula. Além de postura, moral, ética e etiqueta profissional, eles aprenderão técnicas de comunicação, matemática instrumental, redação comercial e oficial e informática básica.
“A medida serve a um só tempo como tentativa de dar uma opção de trabalho honesto e digno ao adolescente para quando sair da internação, como para estimulá-lo a ter um bom aproveitamento no cumprimento de sua medida socioeducativa”, destaca o juiz Michell Lotfi Rocha da Silva.
O diretor da unidade, Ed Lopes, endossa as palavras do magistrado e conta que a maioria dos internos possui defasagem escolar, documentação faltando e sequer tem um currículo para apresentar ao procurar um emprego. “Este tipo de iniciativa é fundamental principalmente para atingir o objetivo da medida socioeducativa, porque oferece uma opção de futuro, é um incentivo para que não voltem para o crime”, salienta.
Lopes conta que a iniciativa é inédita pelo fato das aulas serem desenvolvida nas dependências da instituição. No ano passado, cinco participaram do mesmo curso, mas no prédio do SENAI. Ocorre que para o transporte dos menores infratores, houve a necessidade de apoio da Polícia Militar para a escolta. “Com as aulas aqui na unidade a gente consegue abranger um número maior de pessoas, porque daquele outro jeito a logística fica muito alta”, explica.
O magistrado e o diretor da unidade pretendem ampliar a parceria, a oferta e variedade de cursos. Neste ano, haverá ainda a formação de mais duas turmas do curso técnico. Os internos em Barra do Garças também estudam no ensino regular, por meio de uma Escola Estadual que ministra aulas dentro do socioeducativo, bem como têm aulas de artes e praticam atividades físicas.
Autor: Glaucia Colognesi - JornaldaNoticia