Sexta-Feira, 24 de Julho de 2026

Pesquisadores criam guia de identificação de aves em aldeias Xavante da região Araguaia




COMPARTILHE

Pesquisadores do Projeto Aldeia Sustentável fizeram a catalogação de aves das comunidades Xavante, em Mato Grosso. Já foram impressos três mil guias de bolso e distribuídos para as escolas indígenas de Canarana, a 838 km de Cuiabá.

Segundo os pesquisadores, o guia pretende ampliar o conhecimento sobre a avifauna da região e contribuir para a educação com informações sobre o conhecimento local acerca das aves silvestres.

O projeto de impressão dos guias de bolso foi financiado pela Prefeitura de Canarana. Ao todo, foram catalogadas 1.997 espécie de aves. Segundo a pesquisadora Cleide Arruda, o Brasil é o segundo pais do mundo em diversidade de avifauna.

Ela destacou que o cerrado é o terceiro bioma em riqueza de aves em território nacional, com 856 espécies catalogadas.Até o momento, já foram registradas para a área ao entorno da Aldeia Belém, 126 espécies de aves, isto representa 58% das aves já observadas em Canarana.

Cleide Arruda destaca que a pesquisa permitiu ampliar o conhecimento da avifauna (conjunto de aves na região) e mastofauna (conjunto de mamíferos) de médio e grande porte, suas interações com as plantas, vocalizações e os registros fotográficos que foram feitos. O projeto foi acompanhado por quatro monitores indígenas, o que proporcionou troca de informações acerca das aves e seus ambientes.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias