De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura nacional deve registrar, em 2013, o maior crescimento dos últimos 10 anos. A perspectiva é que a safra 2012/2013 de grãos avance 14,7%, alcançando a marca de 185,7 milhões de toneladas.
Segundo dados de pesquisa o último recorde na expansão havia sido registrado pela pesquisa na safra de 2003, quando a safra cresceu 27,2% sobre o ano anterior. O crescimento atual é puxado, principalmente, pelo alto recorde da produção de soja, que alcançará um volume 23,8% superior ao de 2012.
A lavoura do grão cresceu 10,8% em área, impulsionada pelas boas condições climáticas e pelo alto preço no mercado. Ao todo, a área cultivada no País cresceu 7,8% com relação a 2012.
Um exemplo que tivemos nesta ultima safra foi a excelente produção colhida de soja pelo agricultor Hans Groenwold, que afirma que é possível fazer uma agricultura sustentável. Fatores como uso de tecnologia, boas sementes, clima e solo fértil contribuíram para que o agricultor de Campos Gerais, fosse escolhido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, uma instituição que incentiva a produção e a qualidade da soja brasileira, como o campeão em produtividade no país. Ele atingiu a marca de 110 sacas por hectare na última safra.
Um dos segredos apontados por Hans Groenwold é a rotação de culturas, sistema adotado na propriedade. Hoje por exemplo a terra esta ocupada com azevem. Para ajudar ainda mais na produção o produtor recordista usa esterco, das vacas que tem em confinamento ao lado da lavoura, como adubo.
Importante ressaltar que a agricultura no estado de Mato Grosso vem superando a cada dia que passa, portanto o Estado do Paraná, tradicionalmente o maior produtor, foi superado pelo Mato Grosso, cuja área teve um aumento de 703,7 mil hectares (26,8%), segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E na região norte Araguaia não é diferente, pois temos vários fatores que contribui para que possamos obter excelentes produtividades, precisamos de incentivos, otimismo, tecnologia avançada entre outros.
Portanto a região nordeste do estado de Mato Grosso “região do Araguaia” conhecida como uma das ultimas fronteira agrícola do país passa por um processo onde a agricultura está se instalando com perspectivas de crescimento acelerado, e que já é possível observar o potencial que temos quando se trata de produtividade de soja e milho por exemplo.
Cleiton Lima, é Engenheiro Agrônomo e Colaborador do Jornal da Notícia
Autor: Cleiton Lima