Uma pesquisa feita pelo MT Dados divulgada nesta segunda-feira (17) mostra o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o estadual Eduardo Botelho (União) liderando as intenções de votos faltando pouco mais de um ano para a eleição para prefeito de Cuiabá. Os dados levam em consideração a pesquisa estimulada, na qual é apresentada ao eleitor uma lista de nomes aos entrevistados.
No primeiro cenário analisado, Abílio aparece na frente com 23% das intenções de voto, seguido por Botelho, com 22%. A porcentagem indica empate técnico entre os dois, já que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O deputado estadual Lúdio Cabral aparece na estimulada em terceiro lugar nas intenções de votos, com 9%. Ele é um dos principais cotados para disputar o Alencastro pela sigla.
Em quarto, com 5% das intenções de votos, aparece vice-prefeito de Cuiabá e secretário Municipal de Obras, José Roberto Stopa (PV). Na sequência vem o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), com 4%. Por último está o ex-deputado estadual Ulysses Moraes (Podemos), com 1%. Dos entrevistados 28% não souberam ou não quiseram responder e 8% optaram por nulo e branco.
Segundo cenário - A segunda amostragem do MT Dados excluiu o nome de Lúdio Cabral. Nesse cenário, Abílio e Botelho seguem empatados como favoritos, ambos com 23%. Sem o candidato petista, Stopa sobe para terceiro nas intenções de votos e soma 5%. Garcia vem logo depois, novamente com 4%, seguido por Ulysses, que segue com 1%. Ao todo 10% optaram por declarar voto nulo ou em branco. Outros 34% não souberam ou não quiseram responder.
Espontânea - Na pesquisa espontânea - em que não é apresentada uma relação de candidatos aos eleitores –, Abílio aparece na frente com 16%, seguido por Botelho, com 13%. Nesse cenário ambos seguem empatados tecnicamente. Lúdio volta a aparecer na sequência, com 5% da intenção dos votos. Seguido por Stopa, com 3%, Garcia com 2% e Ulysses com 1%. Dos entrevistados, 2% escolheram outros nomes. Nulos e brancos somaram 6% e 52% não souberam ou não quiseram responder.
Segundo turno - A pesquisa também mostrou como seria o segundo turno entre os candidatos favoritos dos cuiabanos. Em todas as amostragens Botelho saiu vencedor. Em um possível segundo turno entre Botelho e Abílio, o deputado estadual seria vencedor com 29% dos votos, contra 26%. Já em uma disputa direta com Lúdio, Botelho venceria com uma vantagem maior, de 34% contra 11% do petista.
Já em um embate com Garcia, seu atual colega de partido, Botelho também sairia vencedor com 33% contra 8%. Contra Stopa, Botelho aparece com 35%, enquanto o secretário teria apenas 6% dos votos. A pesquisa MT Dados foi realizada entre 8 e 12 de julho deste ano com 1.080 entrevistas pessoais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiança.
Autor: AMZ Noticias com MÃdia News