O sistema único de saúde SUS é garantido pelas leis, n.º 8080/90 e nº 8.142/90, que dizem que todos os cidadãos têm direito ao atendimento gratuito, através das consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de Saúde vinculadas ao SUS.
O sistema no atendimento da saúde é carente, é necessário inovar o modele de financiamento e de métodos administrativos para que lhe assegurem eficiência e continuidade do serviço, o sistema é voltado para promoção e prevenção, por isso é lamentável informar que o governo não se interessa em construir hospitais.
A região do Araguaia é uma região carente, principalmente na saúde, não há médicos para atender a demanda da população. Para se ter noção, em Cuba existe um médico a cada um mil pacientes, enquanto no Brasil, existe em média um médico para cada cinco mil pacientes.
Insisto que sou a favor do programa, Mais Médicos para Brasil, mas que seja para atender as áreas desassistidas, aonde a intervenção chega com anos de atraso.
Contudo, temos que terem mente não faz saúde só com a equipe médica, devemos valorizar os demais profissionais da saúde, uma questão que é muito maior, visto que é impossível fazer medicina de qualidade sem a mínima estrutura, quando não se podem pedir exames necessários, quando não se tem medicamentos básicos, não há especialistas para referenciar, não há condições mínimas de trabalho, e não há plano de carreira para a categoria.
Aqui no Araguaia, e em quase todo Brasil é necessário rever os princípios da saúde publica, afinal o problema sempre existiu e não será de imediato que vamos resolver o problema.
*Geraldo Sousa é graduando em Enfermagem e Presidente do GRASA (Grupo de Ação Social do Araguaia)
Autor: Geraldo Sousa