Sigo com a intrigante pergunta, que não me cala e ao mesmo tempo não consigo encontrar resposta. Copa 2014, um grande evento ou um erro de estratégia?
Ao candidatar o Brasil a sede da copa do mundo de futebol de 2014, LULA e o Governo Brasileiro, certamente pensaram e dar um presente a nação brasileira, sediar um evento que todos os países desenvolvidos ou em desenvolvimento tem interesse de sediar, seria portanto um motivo de orgulho ao povo brasileiro, seria um evento que ajudaria ainda mais a elevar a auto estima de nosso povo, a promover cada vez mais o fim do “espírito de vira latas” que tanto assolou nosso povo. Nem falo nos benefícios econômicos e financeiros tanto publico como privados que o evento proporcionará.
No entanto LULA e o Governo não consideram que o povo apaixonado por futebol internacional, que terá condições de assistir a copa do mundo, pertence a outro publico, a outra classe social que não é o publico ou a classe social que sempre apoiou LULA e o PT. O publico que sempre apoiou LULA e o PT é apaixonado por futebol nacional, ama o Corinthians, o Mengo, Fluminense, São Paulo, Santos, Palmeiras, Inter, Grêmio, Cruzeiro, Atlético, Furacão, Coritiba, Goiás, Luverdense, etc etc etc, ama ir ao estádio e deliciar-se com o jogo em que tenha torcida contraria e que ele possa zoar destes. Um jogo de copa do mundo ainda é algo distante no imaginário deste publico como é a possibilidade dele adquirir um ingresso para tal, e ficam todos contentes e talvez até mais felizes de assistir estes jogos num telão no barzinho da esquina ou até em família, com os amigos, envolta de uma bacia de pipoca ou de um churrasquinho com aquela cervejinha da preferência, no pátio ou como em Cuiabá na calçada em frente da casa.
Aquele publico, que vai assistir a Copa e tinha sim sonho de ter uma Copa no Brasil tem por trás um outro interesse, arcaico, medieval, mesquinho, elitista: “O ANTI PETISMO”, Algo que não tem uma sequer explicação lógica, mas existe e este publico jamais vai demonstrar interesse por algo que venha de um governo petista ou de esquerda assim como os donos do dinheiro neste país jamais o terão, eles até fazem alguns afagos, buscam atender seus interesses e oferecem falsamente uma ideia de aproximação, mas nunca podemos nos enganar perder nosso FOCO nosso publico é outro e é para este que devemos trabalhar e fazer o país, através do governo, atender, dar condições de ascensão, mudar a vida e permitir que um dia eles ocupem os lugares que sempre foram reservados a outra classe.
Um governo não pode perder seu foco, seu publico, ou ela trará danos talvez irreparáveis no futuro, pois nenhum nem outro ficará contente. Este processo pode e deve ser em beneficio da população brasileira que sempre apoiou LULA/DILMA e o Governo Petista, se teremos protestos e creio que isto é irreversível, devemos ter protestos que levem as ruas os interesses da classe trabalhadora e não os dos contrários que querem acabar com a igualdade de direitos dos pobres neste país, devemos protestar por exemplo: para que o congresso avance com projetos que trarão maior dignidade a toda a população.
*Paulo Vargas é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, Sócio-proprietário da empresa Xingu Engenharia e colaborador do Jornal da Notícia
Autor: Paulo Vargas