A juventude historicamente tem desempenhado um importante papel de mudanças históricas, por sua condição. Da mesma forma por ter tal papel, a juventude tem sido historicamente vigiada e coagida pelas forças reacionárias.
Os jovens mato-grossense, na faixa de 16 a 24 anos que irão votar neste ano, estão cada vez mais encarando o ato de votar como uma obrigação do que um dever. Além disso, muitos assumem posições radicais, que tudo político é ruim, corrupto e personalista, ou acreditam demais na política e o primeiro carismático ou com cara de via juvenil que aparece, consegue arrebanhar o jovem despolitizado e que quer mudanças para engrossar o caldo dos seus eleitores.
O cenário atual é de incertezas e indefinições, há tempos o país não vive um cenário tão crítico e difícil de compreender. Neste ano de 2014, vamos recepcionar um megaevento internacional, no qual a atenção de todo o mundo estará voltada para o Brasil, o que coloca a oportunidade de expor governos e corporações, por suas atuações violadoras de direitos humanos. Por outro lado, neste mesmo ano teremos eleições presidenciais, de governos dos estados e parlamentos federal e estadual.
As eleições deste ano de 2014 serão marcadas pela maior renovação da bancada mato-grossense no âmbito nacional e estadual. As principais mudanças no contexto eleitoral, com movimentações de novos partidos e a pressão dos protestos populares, devem colaborar para um quadro de aumento do percentual de renovação das cadeiras na Assembleia Legislativa, no pleito de 2014.
Alem das manifestações populares há uma tendência de aumentar os números de votos nulos e brancos. Por não acreditar no modelo da política publicas brasileira, Temos que nos identificar enquanto jovens e atores juvenis na mudança dos rumos de nosso País. É preciso buscar vias de participação nos movimentos sociais e no meio Estatal, apoiando e buscando candidaturas que apóiem as políticas públicas de juventude.
*Geraldo Sousa é graduando em Enfermagem e Presidente do GRASA (Grupo de Ação Social do Araguaia)
Autor: Geraldo Sousa