Nesta semana que passou o superintendente do INCRA em Mato Grosso, Valdir Barranco celebrou um acordo de cooperação técnica com a AMNA (Associação dos Municípios do Norte Araguaia) que é presidida pelo prefeito de Confresa Gaspar Lazari. A ideia surgiu a partir de uma reinvindicação dos prefeitos da região do Araguaia no ato da inauguração da unidade avançada do INCRA em Confresa.
A região Norte Araguaia é conhecida como um dos maiores assentamentos do país, e a grande maioria das famílias de assentados estão em situação irregular, que os impede de ter acesso às políticas públicas como habitação, fomento e outras mais.
Está em tramitação no vale do Araguaia, uma política de regularização das áreas urbanas e rurais, Confresa já está bem adiantada nesse quesito, recentemente recebeu do INCRA a escritura de uma área urbana de mais de 330 (trezentos e trinta) hectares para regularização.
A meta é regularizar toda a região, e a unidade avançada do INCRA em Confresa veio para facilitar os procedimentos. O executor do INCRA unidade Araguaia Xingu, Iranilto Matos Rodrigues, conhecido como “Goianinho”, com o apoio do presidente da AMNA Gaspar Lazari, conseguiu viabilizar o acordo de cooperação com o Superintendente do INCRA Valdir Barranco. Nele, o INCRA se dispõe a enviar equipes técnicas para a região do Araguaia, com o propósito de realizar os trabalhos de campo para posterior homologação das áreas, pois ao longo dos anos houve também a troca de famílias e estas são impedidas de ter acesso às políticas de fomento e desenvolvimento.
A região do Araguaia é uma das que mais cresce no país, e a agricultura familiar é de suma importância porque fomenta a economia local. Indústrias de beneficiamento de pescado e aves sinalizam interesse nos municípios do Araguaia e vão precisar de parceria com os pequenos produtores no fornecimento da matéria prima, o mesmo ocorre com a merenda escolar que recebe recursos do governo e contrapartida dos municípios para composição da alimentação diária dos alunos e na região poucos produtores são habilitados a fornecer os produtos.
O próximo passo cabe às unidades do INCRA de Confresa e São Félix do Araguaia, criarem a programação operacional para dar início aos trabalhos, que segundo Goianinho já está em andamento.
Autor: JornaldaNoticia com Ricardo Masson