Quinta-Feira, 16 de Abril de 2026

Projeto da Assembleia Legislativa de MT prevê a conscientização para o uso de agrotóxico




COMPARTILHE

O uso desenfreado de agrotóxicos no mundo cresceu 93%. Já no território brasileiro, o crescimento foi de 190%. De acordo com a Associação Brasileira de Saúde coletiva (ABRASVO), um terço dos alimentos consumidos no Brasil está contaminado por agrotóxicos. Preocupado com os dados divulgados, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), apresentou o Projeto de Lei Nº 8/2014 que “Dispõe sobre a inserção, no Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso, da Semana Estadual de Conscientização Para o Uso de Agrotóxicos”.

Savi alega que, a Semana Estadual de Conscientização, como sugerida, será um instrumento de esclarecimento, de prevenção e de propagação de conhecimentos mediantes ações como: seminários, palestras e oficinas. “Cremos ser o conhecimento a principal “arma” para amenizar os problemas causados por estes produtos altamente nocivos à saúde do ser humano”, defendeu o deputado, ao destacar que outro grande problema é a adulteração desse tipo de produto e que traz registros, inclusive recentes, em Mato Grosso.

O parlamentar alerta ainda para os riscos à saúde com base nos dados divulgados pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde que apontam que o Brasil consome 19% de todos os venenos agrícolas produzidos no mundo

Na última quinta-feira (20), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão em uma revendedora de insumos agrícolas, com sede em Sorriso, como apurou um site de notícias da Capital, de onde foram levados cerca de 500 litros de agrotóxicos com suspeita de adulteração, avaliados em R$ 1 milhão.

O caso está sob a responsabilidade da Delegacia de Tabaporã, que também investiga outras empresas suspeitas na região Norte do Estado, como é o caso do município de Porto dos Gaúchos que também foi alvo de busca e apreensão na quinta-feira passada. No local, policias apreenderam 235 litros do produto “Priori Xtra”, sobra de um lote que havia sido periciado e constatado a adulteração.

Ainda sobre o projeto, a ‘Semana Estadual de Conscientização para o Uso de Agrotóxicos, ficará a cargo dos órgãos públicos, instituições fiscalizadoras, cooperativas e outros. Pela matéria, além de a iniciativa promover parcerias e intercâmbios sobre o uso, armazenamento e descarte dos produtos químicos em questão, poderá adotar parcerias com ONG’s da área ambiental e agrícola.

SOBRE A SEMANA ESTADUAL – Conforme o projeto de lei, as ações da ‘Semana Estadual’ ocorrerá anualmente e preferencialmente na semana em que antecede o dia 16 de outubro.  Isso porque, no dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Comemoração, que teve início em 1981 e hoje é celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação. 


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias