Após 14 dias de greve, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) e a Prefeitura de Confresa entraram em acordo e colocaram fim no movimento. Mais de 3.500 alunos retornaram as salas de aula de 13 escolas do município, a reposição dos dias parados será feito de maneira individual por cada instituição.
O acordo prevê reajuste de 12,5% para março, 3% para outubro, 7% para fevereiro, mais a correção do piso nacional, que ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. "A greve está suspensa até fevereiro, a única indefinição é quando o piso nacional, porque o Mec ainda não divulgou o valor, mas o executivo se comprometeu em cumpri-lo", ressaltou a presidente do Sintep, Lucimeire Lazara.
Os professores voltaram à sala de aula após a Câmara de Vereadores aprovar, por unanimidade, o reajuste encaminhado pelo executivo. Esta foi a segunda greve enfrentada por Gaspar Lazzari, enquanto prefeito de Confresa, uma em cada mandato.
Um dos argumentos para não aceitar as reivindicações na integra dos professores é que a prefeitura está próxima do limite prudencial de gasto com folha de pagamento, que é de 54% da arrecadação, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.
Autor: Agencia da Noticia