O trânsito de Cuiabá já é um caos. Ficou pior com as obras da Copa do Mundo que nunca terminam. A cidade virou "piada mundial". Agora, a Prefeitura acaba de dar uma contribuição considerável ao vexame. Uma verdadeira ‘obra prima’ da engenharia de tráfego foi executada com o advento da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Getúlio Vargas. Na forte descida após o cruzamento com a Rua Batista das Neves, os ‘inventores’ conseguiram criar uma curva em uma via reta.
É óbvio que se situação, se não corrigida, poderá causar sérios acidentes. No primeiro dia, várias freadas bruscas dos motoristas que se deparavam com a situação. Não fosse o perigo seria no mínimo hilariante.
A faixa exclusiva simplesmente invadiu a área que era usada pelos veículos. A idéia, supostamente, seria permitir a passagem de dois ônibus caso um estivesse parado no ponto de passageiros, quando o certo – ou o sensato - seria os ônibus ocuparem a faixa em fila. Os veículos agora são espremidos bruscamente em apenas uma pista.
“Eles fizeram uma espécie de ‘barriga de sucuri’ e ficou muito estranho” – disse Alinor Ferreira, taxista, que fica no ponto ali em frente. Para ele, essa situação ainda dará problemas sérios. “Hoje (ontem) só não teve acidente aqui porque Deus não quis. Mas vai” – previu.
Ao longo de toda extensão da Avenida Getúlio Vargas, só nesse ponto foi instalada a ‘barriga de sucuri’. Nos demais, os ônibus ocuparão apenas uma faixa. Um agente de trânsito, que pediu para não ser identificado, também disse que achou 'estranha' a faixa daquela forma. "Eu não entendi mesmo" - disse o 'amarelinho'.
“Isso é simplesmente ridículo” – disse Flávio Paixão, 44, que ficou admirando a ‘obra prima’ da Prefeitura. Segundo ele, mais um motivo de chacota para Cuiabá, que já vem enfrentando duro desgaste com as obras da Copa do Mundo – todas não concluídas e que transformou a cidade em exemplo mundial de como não se faz uma administração.
A rigor, a faixa exclusiva ao longo da Getúlio Vargas divide opiniões. O novo sistema visa priorizar os ônibus e taxis na via, assim como ocorre na avenida Isaac Póvoas. Muitos comerciantes, no entanto, temem que o corredor prejudique seus negócios. Eles se queixam, principalmente, da escassez de locais para estacionamento.
Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), antes da faixa exclusiva, os ônibus que trafegavam pela avenida Isaac Póvoas percorriam em média, a 13 km/h. Com a implantação da faixa, a velocidade média subiu para 25 km/h. Resultado que deverá ser semelhante na avenida Getúlio Vargas.
Quem trafegar ou estacionar na faixa do lado direito poderá arcar com multa de R$ 52 e perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A avenida da Prainha será a próxima a receber a faixa, mas a data ainda não está marcada.
Autor: 24 HorasNews