Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026

A maioria dos eleitores não conhece o processo eleitoral, é importante saber em quem votar




COMPARTILHE

A população em geral possui pouco conhecimento sobre o funcionamento do processo eleitoral no país e especificamente em Mato Grosso, a eleição é personalizada, onde esta personalização das candidaturas não traz ideologia dos partidos, portanto a população não conhece a funcionalidade dos partidos.

O eleitor não tem o conhecimento da importância de uma eleição, mesmo com a grande campanha que os cartórios eleitorais vem desenvolvendo sobre o processo eleitoral, a população ainda tem o voto de cabresto, aquela eleição de troca de favores ou recebimento de algumas doações.

Basicamente o eleitor decide o seu voto através em função da imagem e atributo pessoais de seu candidato, apresenta baixa grau de informação e interesse político, “optam pela desistência e pela descrença em relação à política.

Portanto o eleitor e um fiscalizador das ações do candidato. Denunciando qualquer tipo de conduta como a compra de voto entre outras, esta participação do eleitor no processo eleitoral é de grande importância.

O eleitor deve conhecer muito bem o seu candidato, saber quem esta por trás dele, quem vai financiar a sua candidatura para que ele, não demonstra para quem ele vai trabalhar depois de eleito e por ultimo temos que conhecer um pouco do historio da vida dos candidatos que nos vão representar.

E importante saber em quem estamos votando e optar em votar em votos regionais, onde podemos ter a facilidade de fiscalizar e cobrar do nosso representante! 

Precisamos defender uma candidatura regional do Araguaia, para que assim alguém realmente possa representar o interesse da coletividade e não de alguns.

 

*Geraldo Sousa é graduado em Enfermagem e Presidente do GRASA (Grupo de Ação Social do Araguaia)


Autor: Geraldo Sousa


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias