Terca-Feira, 02 de Junho de 2026

Prontuários de supostas vítimas de aborto são apreendidos no PS de Barra do Garças




COMPARTILHE

Prontuários de gestantes possíveis vítimas da prática de aborto foram apreendidos pela Polícia Civil durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão realizado na quinta (26), no Pronto-Socorro de Barra do Garças. Os mandados, expedidos pelo juiz da 2ª Vara Criminal, Wagner Plaza Júnior, correram em segredo de Justiça, porém, o Rdnews obteve informações sobre o possível conteúdo apreendido.

De acordo com fontes, foram apreendidos prontuários de gestantes supostamente vítimas de procedimentos abortivos entre os anos de 2010 e 2014. Denúncias anônimas ao Ministério Público Estadual (MPE), autor da ação, apontariam a existência de uma rede responsável pela realização de abortos dentro da unidade de saúde.

 O delegado Williney Santana Borges, responsável pela execução dos mandados de busca e apreensão, ressaltou que está vedado em falar sobre a operação pela decretação de sigilo pela Justiça. Segundo ele, coube a Polícia Civil apenas o cumprimento da determinação judicial.

 Operação Pró-Vida

 Em março de 2012, uma operação semelhante, deflagrada pela Polícia Federal, prendeu o médico Orlando Alves Teixeira, proprietário de uma clínica particular em Barra do Garças, após denúncias recebidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) de procedimentos abortivos realizados na clínica e no interior do Pronto-Socorro Municipal, onde o profissional atuava. À época, foram apreendidos ainda medicamentos usados para abortos, como o Misoprost-200 e Cytotec, de uso ilegal no Brasil.

 As investigações sobre a possível existência de um esquema de realização de abortos teve início em março de 2010, quando o promotor de Justiça da 1ª Promotoria Criminal de Barra do Garças, Wdison Luiz Franco Mendes, recebeu a denúncia e a encaminhou à Polícia Federal para a abertura de inquérito policial. Na operação da PF em 2012, foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da comarca, 66 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária, 33 de conduções coercitivas e 23 de busca e apreensão.


Autor: RDNews


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias