Quinta-Feira, 23 de Julho de 2026

Vila Rica se prepara para a primeira etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa




COMPARTILHE

O município de Vila Rica possui o 5º maior rebanho bovinos do estado de Mato Grosso, e o 17º maior do Brasil, os pecuaristas estão conscientizados e prontos para realizar a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2015, que começa em menos de trinta dias.

No estado de Mato Grosso, quase 14 milhões de bovinos e bubalinos deverão ser imunizados entre 1º e 31 de maio. Na próxima semana deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado a Instrução Normativa com as regras para o procedimento.

Neste ano, produtores com mais de 30 animais deverão adquirir as doses nas casas agropecuárias. As vacinas são vendidas somente no período da etapa. Após a compra, é recomendável a aplicação em, no máximo, cinco dias.

A coordenadora do programa de Febre Aftosa da Secretaria da Agricultura e Pecuária Lucila Carboneiro dos Santos afirma que a recomendação se deve aos cuidados em relação à conservação do produto. “Nem sempre um refrigerador caseiro conseguem manter a temperatura constante, podendo causar danos à eficácia da vacina, por isso é importante aplicar tão logo chegue à propriedade após a compra”, alerta a médica veterinária.

A Secretaria realizou um levantamento junto aos distribuidores e as doses serão encontradas no mercado por valores em torno de R$ 1,80. Um produtor que vai vacinar 50 animais terá um custo de R$ 90,00, em média. “A criação de animais é um negócio e como tal, precisa receber investimentos para um bom retorno. A vacinação é um dos cuidados que o produtor precisa ter para garantir a sanidade do rebanho”, afirma o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber.

Apenas pequenos produtores com até 30 exemplares, e enquadrados nos Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PecFam) têm direito às vacinas gratuitas. As doses doadas deverão ser retiradas nas inspetorias a partir do início da etapa.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias