Sexta-Feira, 17 de Abril de 2026

Vereadores querem afastar prefeito de Porto Alegre do Norte, gestor se diz perseguido




COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre do Norte realizará hoje uma sessão que poderá resultar no afastamento do prefeito Emival Freitas do cargo de prefeito do município, por até noventa dias. Os legisladores acusam o gestor de improbidade administrativa, por não encaminhar, no prazo definido por lei, os balancetes da prefeitura, além de irregularidades na realização da Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores de 2014.

O clima na cidade é tenso, diversas faixas estão espalhadas, criticando principalmente a ação de alguns dos vereadores. Nossa equipe tentou contato com alguns deles, em seus celulares, em redes sociais e até mesmo no telefone da Câmara, mas não obtivemos sucesso.

Por outro lado, o prefeito disse que está tranquilo e que vai respeitar a decisão da Câmara. "Se quiserem me afastar, vou acatar. Sei que não roubei nenhum centavo na minha gestão e que estou fazendo o possível, dentro das limitações. Encontrei a prefeitura numa situação delicada e tenho me dedicado para mudar essa realidade", disse o prefeito Emival, aproveitando para cutucar os opositores.

"E sinceramente, hoje, tenho muito o que me preocupar, como os convênios para a construção de duas escolas, que estão sendo elaborados e o planejamento da recuperação das estradas vicinais, para ficar perdendo tempo com perseguição política, tem vereador que queria ser secretário e como não conseguiu está fazendo isso, mas estou tranquilo", enfatizou o prefeito.

Caso a Câmara de Vereadores aprove o afastamento do gestor, ele pode recorrer na Justiça. Mas também poderá ser caçado, caso seja comprovada a improbidade. Ele se defendeu dizendo que não encaminhou os balancetes porque houve uma mudança na empresa que gera o sistema das prefeituras e que devido a grande demanda, a empresa não está conseguindo atender os pedidos, mas que inclusive tem um parecer do Tribunal de Contas, justificando e entendendo o atraso.

Nas redes sociais, o vereador Everson Marinho, popularmente conhecido como Keno, um dos opositores, convocou a população para a sessão de hoje da Câmara.

"Bom dia povo de Porto Alegre do Norte, sou Vereador Kêno e é com muita honra que venho á público convidar a população Portalegrense para participar da sessão Ordinária que se realizará amanhã quarta feira dia 20 de Maio ás 19 hora nas dependências da Câmara Municipal no Plenário Pedro Azevedo Guimarães, portanto, conto com a presença de todos, é muito importante que você venha, pois, não ha democracia sem participação popular, participem. grato repassa se puder", postou o vereador.


Autor: AMZ Noticias com Agencia da Noticia


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias